Seja dependente da orientação de Deus

by - janeiro 12, 2017

adult, adventure, beautiful
(via Pexels)

Hoje gostaria de refletir com vocês sobre a passagem de João 2 onde Jesus faz seu primeiro milagre transformando água em vinho. Sei que a maioria dos cristãos já conhecem esse texto, porém hoje vamos analisá-lo com uma outra perspectiva. Não vamos focar no milagre e sim no ensinamento sobre obediência e paciência que Jesus nos dá através dessa passagem. A Bíblia nos diz que Jesus, sua mãe e os seus discípulos foram à um casamento na região da Galileia e num determinado momento daquela festa o vinho acabou. Todos nós sabemos o que aconteceu depois, resumidamente, o Mestre orientou aos servos que enchessem os potes que ali estavam e então a água se transformou em vinho. realizando assim um grande milagre. Porém quero que nos atentemos a alguns versículos citados no começo desse texto: 
João 2:4-5 NTLH
Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — O vinho acabou.
Jesus respondeu: — Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. 
Então ela disse aos empregados: — Façam o que ele mandar.
Eu destaquei de azul o versículo que mais me chamou atenção quando li essa passagem. Agora vamos analisar: Jesus é Soberano e tinha consciência que o vinho havia acabado. Sua mãe Maria o avisou que aquilo acontecera, e sabendo do poder de Jesus imaginara que Ele faria algo a respeito daquilo. Ele realmente poderia ali naquele momento ordenar para que o milagre acontecesse instantaneamente, porém Jesus não fazia absolutamente nada senão tivesse sido orientado pelo Pai. Se Deus não tinha falado a Ele para transformar água em vinho, Ele não o fez. Nos versículos seguintes Jesus começa a orientar os servos para encherem os potes de água e concluímos então que após Ele ter respondido sua mãe Deus falou ao seu coração para realizar o milagre. 

Muitas vezes em nossas vida nós agimos por nossa vontade e não esperamos o Espírito Santo nos direcionar. A verdade é que achamos que sabemos cuidar de nós mesmos e fazer nossas próprias decisões, porém a Bíblia vai nos dizer que o coração do Homem é enganoso (Jeremias 17:9) então não podemos confiar em nós mesmos. Precisamos ser dependentes da orientação de Deus assim como Jesus foi naquele dia do casamento. Se um dia entregamos nossa vida a Deus é porque confiamos que Ele cuidará de nós e reconhecemos que somos totalmente dependente Dele. 

Se você tem tomado decisões por conta própria eu te convido a orar a Deus entregando novamente o controle da sua vida a Ele. Você pode pensar que seus planos e pensamentos são perfeitos, mas experimente perguntar a Deus o que Ele pensa sobre tudo isso. Ao invés de deixar a ansiedade tomar conta de você, saiba esperar o tempo de Deus agir. Eu sei que você poder fazer isso ou aquilo para adiantar todo o processo de alguma situação que você esteja vivendo, mas experimente deixar que Ele guie seus passos. Deus sabe o que é melhor para você e não te deixará desamparado e sem uma direção. Seja como Jesus e reconheça que você é filho e que precisa ser guiado pelo Pai. Seja dependente de Deus, espere com paciência a direção dEle sobre a sua vida e você verá como seus passos serão mais firmes e estruturados. Há um tempo determinado para todas as coisas e você só saberá se é o tempo certo de agir se for guiada(o) pelo Criador.

You May Also Like

2 comentários