Vencendo a timidez

by - junho 23, 2016


Como você se comporta diante de pessoas desconhecidas? Você consegue conversar numa roda de amigos, expor seu ponto de vista e debater sobre os assuntos que estão sendo falados? Como você se sente ao ter que apresentar um trabalho na frente de toda a classe na escola ou ao ter uma oportunidade para falar de Cristo na igreja? A timidez tem impedido que você viva e aproveite determinados momentos da sua vida? É sobre isso que falaremos hoje.

Em primeiro lugar preciso dizer que você só conseguirá vencer a sua timidez se estiver disposto(a) a ter atitudes para que isso aconteça. Um dos pontos negativos da timidez é justamente a falta de iniciativa causada por um medo de investir em coisas novas e diferentes. Porém se você quiser vencer essa "covardia" você precisa tomar algumas atitudes que eu listarei no decorrer deste post. 

Em segundo lugar entenda que todos nós temos um pouco de timidez dentro de nós. É normal ficarmos nervosos e apreensivos em determinadas situações. Mas existem pessoas que são muito afetadas pela timidez em todas as áreas da sua vida! A timidez se torna algo ruim na vida de alguém quando ela prejudica o indivíduo, ou seja, quando ele deixa de se relacionar com as pessoas, quando ele não desenvolve uma boa comunicação com a sua família, quando ele não aproveita certas oportunidades da vida simplesmente por medo e etc. Como eu disse anteriormente todos nós somos um pouco tímidos em alguns momentos, mas carregar essa timidez em todas as ocasiões fará mal a você. Portanto eu espero que as minhas dicas sejam úteis para você e que você tenha coragem de colocá-las em prática: 

1) Reconheça que você é tímido(a)

Tem pessoas que não aceitam que são tímidas e se justificam dizendo coisas do tipo: "Eu só não gosto de fazer amizades" , "Passear? Ah não, vai ter muita gente e eu não gosto" , "Falar na frente da turma? Ah não, eu gaguejo muito" e etc. É claro que podem sim existir pessoas que se sentem dessa forma que eu exemplifiquei. Mas normalmente as pessoas tímidas só dizem isso, pois não gostam de assumir para as pessoas e para ela mesma que ela é uma pessoa tímida e têm dificuldade de enfrentar algumas situações por causa disso. 


2) Não se compare as pessoas


Assim que você reconhece a sua timidez você se depara com a pergunta: "A minha timidez tem me atrapalhado, mas o que eu faço agora?". Entenda que você não é uma pessoa pior do que as outras por ser tímida. Timidez não é um defeito, mas ela pode ser um problema se for num grau muito elevado. Você não precisa se sentir triste por ser assim, não precisa se comparar com as pessoas que são extrovertidas e se inferiorizar por não ser como elas. Não precisa se tornar uma pessoa totalmente sociável e extrovertida para vencer a timidez. Você só precisa aprender a lidar com a sua timidez para não deixar que ela te prejudique. 


3) Tome atitudes


Essa é a parte que você precisa de mais coragem se quiser vencer sua timidez. Você precisa dialogar com as pessoas, precisa se relacionar para perder essa insegurança. Você não precisa ter milhares de assuntos para participar de uma conversa numa roda de amigos, mas você pode se posicionar dizendo algo do tipo: "Que legal" , "Eu concordo" , "Eu também gosto" , "Eu não gosto" e etc. Quanto mais você treinar essa socialização mais você conseguirá se socializar melhor. Cumprimente as pessoas, pergunte sobre o dia delas, se esforce para manter um diálogo básico com as pessoas e com o passar do tempo tente aumentar o tempo dessas conversas. Você vai perceber que depois de um tempo uma frase do tipo "Eu concordo" precisará de uma explicação e então você vai começar a dizer "Concordo por esses motivos..." E assim você se sentirá mais à vontade para conversar. 


4) Seja otimista e sinta-se seguro(a) 


Outro ponto sobre as pessoas tímidas: Elas têm muitos pensamentos negativos sobre si mesmas e isso as deixam inseguras. Em qualquer lugar em que ela esteja ela vai pensar que está incomodando ou desagradando alguém. Ela acredita que a sua presença incomoda ou que sua opinião não tem valor algum! Mas saiba que na realidade ninguém está pensando essas coisas sobre você. Essa negatividade parte de você e não das pessoas que estão à sua volta. Então não se preocupe com o quê as pessoas estão achando de você, apenas seja você mesmo(a). Transmita segurança e otimismo e as pessoas te enxergarão dessa forma apesar do seu jeitinho mais tímido. Até a sua autoestima ficará melhor se você cultivar bons pensamentos a respeito de si mesmo(a).


5) Desafie a si mesmo(a) 


Como eu já disse você precisa tomar atitudes ousadas e inovadoras para sair da sua zona de conforto e vencer a sua timidez e desafiando a si mesmo(a) é uma ótima maneira de você superar seus medos. Veja algumas maneiras: Sabe aquele trabalho da escola que você precisa apresentar na frente de todos os seus colegas de classe? Acredite em si mesmo(a) que tudo vai dar certo, estude o assunto e dê o seu melhor na apresentação. Não é só porque você é tímido que você não consegue falar em público. Você é tão capaz quanto aquele aluno que sempre fala bem em público. Basta você acreditar nisso e se esforçar para quebrar essa barreira da insegurança. Quanto mais trabalhos você tiver que apresentar melhor você se sairá, então não recuse esses desafios. Isso fará bem para você. 

Sabe aqueles trabalhos na igreja que você tem receio de participar porquê tem muitas pessoas ou porquê precisa falar em público? Uma ótima maneira de vencer essa timidez é fazendo algo desse tipo. Então participe de algum trabalho na sua igreja, esteja envolvido em alguma atividade que te ajude a superar a barreira do medo de se relacionar com as pessoas. 

Muitas pessoas que são tímidas se limitam na obra de Deus por medo de não serem tão boas quanto fulano ou ciclano que são mais extrovertidos. Mas isso é um limite que elas mesmas impõe para suas vidas. Deus pode usar os tímidos para falar em público, para louvar, para ler a Sua Palavra! Basta que a pessoa dê lugar para Ele agir. Na história de Moisés vemos uma cena em que ele se sente incapaz de fazer a obra do Senhor por não falar com eloquência e veja o que o Senhor lhe diz: 

"No entanto, argumentou Moisés ao Senhor: “Perdão, ó meu Senhor! Todavia eu não tenho facilidade para expressar-me, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem, pesada é minha língua!” Respondeu-lhe o Senhor: “Quem dotou o homem de boca e língua? Quem fez o surdo ou mudo? Não Sou Eu, o Senhor? Agora, portanto, vai; e Eu estarei contigo, e te ensinarei o que hás de falar e como falarás!” (Êxodo 4:10,11,12)

O Senhor capacita aquele que dá lugar ao Seu agir. Portanto se você quiser fazer algo pelo Reino de Deus simplesmente faça e o Senhor lhe ajudará. Você é útil para Deus e Ele pode lhe usar da maneira como você é. Se você quiser vencer a timidez lembre-se que o(a) responsável por essa mudança é você mesmo(a)! Portanto se você quiser mudar, se esforce para isso. 

Fiquem com Deus amores ❤️

You May Also Like

0 comentários