Minha Transição Capilar

by - agosto 16, 2017


Eu comecei a minha transição capilar no dia 01/01/2017 e apesar de 8 meses terem se passado eu ainda me lembro do processo que aconteceu até que eu tomasse esta decisão. Era véspera de ano novo e eu estava assistindo vídeos no Youtube, até que sem perceber comecei a ver relatos de meninas que passaram pela transição e que hoje estavam com seus cachos bem definidos e naturais. Muitos desses vídeos eu já tinha até assistido outras vezes, mas neste dia eu senti algo diferente ao ver a alegria e a realização daquelas meninas. 

Meu cabelo é cacheado e quando eu era pequena minha mãe fazia aqueles cachinhos bem definidinhos. Mas conforme eu fui crescendo eu quis alisar o meu cabelo e comecei a fazer escova com 11 anos de idade. Nessa época eu não saía de casa sem retocar o cabelo com chapinha e foi assim durante toda a minha adolescência. Eu me lembro das vezes em que ia na praia ou num sítio com piscina e ficava preocupada em como faria para alisar o cabelo depois que saísse da água. Eu não odiava o meu cabelo natural, mas eu me achava mais bonita com o cabelo liso e fazia questão de pranchá-lo toda semana. 

Resumindo a história em janeiro de 2017 eu decidi começar a transição capilar e estava disposta a dizer adeus para a chapinha. Então eu comecei a passear, a ir para a igreja e para a faculdade com o cabelo cacheado e esse processo foi algo muito importante para mim já que TODA vez que saía de casa queria estar com o cabelo liso. 

No começo os meus cachos eram bem indefinidos devido à progressiva que eu tinha feito no meu cabelo há 2 anos atrás. Ele começou a definir um pouco mais a partir do mês de transição e foi quando eu tirei essa foto do parágrafo acima. Eu aprendi a fazer fitagem no cabelo e comprei cremes de pentear que ajudassem o meu cabelo a voltar para o que ele sempre foi. No início da transição eu me chateava muito quando ouvia alguém dizendo que preferia meu cabelo liso e que ele era mais bonito antes. Mas depois eu entendi que transição capilar é exatamente uma TRANSIÇÃO o que significa que meu cabelo ia mudar muito, ia se definir novamente e ia ficar lindo. Quando comecei a pensar assim eu não ligava mais para os comentários das pessoas e passei a aceitar cada etapa que meu cabelo estava passando. 

Agora com 8 meses de transição eu vejo que o tipo do meu cacho é uma mistura de 2c e 3a. Eu acho que ele é um 3a, pois a minha franja que está crescendo cacheada está muito mais definida do que a parte de trás do meu cabelo que define bem menos e se parece com um 2c. (se você não conhece os tipos de cachos tem uma matéria muito bacana no site Tô de Cachos que explica direitinho, clique aqui para conferir). 

Para que o meu cabelo defina assim como a minha franja eu vou fazer o Big Chop que é um corte feito na transição capilar para retirar toda a parte com química do cabelo e deixar que ele cresça cacheado. Eu vou fazer meu BC em outubro depois que me casar e mal posso esperar por isso! Eu estou amando esta fase da transição, pois consigo ver a textura e a forma dos cachos mudando a cada dia. Enfrentar a transição é ficar feliz nos dias em que seu cabelo está mais definido e também aceitar os dias em que ele acorda de mal com a vida rs.

Apesar de todo progresso que meu cabelo já fez eu sei que ele ainda está só no começo da transição. Por isso eu quis compartilhar estas fotos para daqui um tempo eu retornar ao blog e acompanhar a evolução dos meus cachos. 

Para quem está passando por esta fase eu aconselho a não desistir, pois eu sei como é difícil abandonar a chapinha. Eu mesma fiz chapinha algumas vezes durante a minha transição, mas diferentemente dos outros anos eu consigo contar exatamente a quantidade de vezes em que alisei o cabelo. E não tenho vergonha de dizer isso, pois até uns meses atrás eu não me sentia totalmente confortável em tirar fotos com o cabelo cacheado e por isso alisava. Mas é incrível como a minha autoconfiança tem aumentado junto com a minha autoestima a cada dia. Tudo isso é um processo e o importante é não se render aos processos químicos novamente. Se você quer ver seus cachos de volta, faça isso não importe o que custar. Conhecer seu cabelo é algo lindo e vale a pena ❤️

foto com 8 meses de transição 


You May Also Like

8 comentários

  1. Seu cabelo é ruivo natural? Achei LINDO seus cachos ruivos <3 Depois nessa transição, tu vai se apaixonar pelos seus cachos mesmo tendo uma briga por ele por não cachear bonitinho hahaha
    Beijos! www.mandyline.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é ruivo natural. Muitas pessoas pensam que eles são ruivinhos mesmo, mas são de farmácia 😂 Aah mal posso esperar pra ver os cachinhos definidos 😍

      Teu blog é um amorzin Amanda, muito lindo ❤

      Excluir
  2. Que linda! Não sabia que seu cabelo era cacheado. Já faz algum tempo que conheci o "Ambos para Deus" e te seguia no Snap, sempre via suas postagens lá. Achei que era liso natural, além de ruivo também kkk.
    Mal posso esperar para ver seu Big Chop. Tenho certeza que vai ficar incrível!
    Tenho o cacho 3B, mas só aprendi a amá-lo há pouquíssimo tempo. E, também, passei a me amar mais depois disso. Nos sentimos outra pessoa rs.
    Que Deus continue te iluminando e que sempre possamos ver a luz dEle através de você. Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Natália, estou ansiosíssima para fazer o BC 😍 Amém, beijos ♥

      Excluir
  3. Ahhhh como tá linda!!! Amei seus cachos ♥♥ Tava querendo começar a fazer a transição, mas meu cabelo não é cacheado assim é bem pouquinho... Tô tomando coragem ainda, pq gosto dele lisinho tbm KKKK fico sem coragem


    www.agarotadosteusolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é estar feliz com o seu cabelo, né? Seja liso ou cacheado ♥ Muito obrigada pelo carinho Luanne

      Excluir
  4. E sobre a cor dele você vai permanecer no ruivo ou vai deixar ele ir para a cor natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não sei, talvez deixe o ruivo por mais uns meses e depois vejo se quero assumir o castanho novamente ♥

      Excluir