Como evitar brigas num relacionamento?
No post de hoje nós falaremos sobre algumas atitudes que podemos tomar para evitar uma discussão no relacionamento. É muito simples um casal entrar em discórdia numa conversa, afinal são duas pessoas que precisam aprender a lidar com as personalidades diferentes um do outro (e isso é bem difícil rs). Durante uma discussão é preciso ter muita paciência, sabedoria e empatia para driblar todos os sentimentos de orgulho, raiva e grosseria que normalmente nos vêm a tona. Qualquer descuido pode ser fatal para falarmos algo que não devíamos e acabarmos ferindo os sentimentos do(a) seu(sua) amado(a). Por isso eu espero que essas estratégias que citarei a seguir sirvam de orientação para esses momentos de tensão onde o amor precisa prevalecer os sentimentos ruins para que vocês não percam o controle da situação.
1 - Não fale o que não deve
É muito comum nesses momentos de discussão nós dizermos palavras movidas pela emoção do momento, ou seja, pela raiva. E isso é muito perigoso, pois a partir disso nós assumimos um papel defensivo na qual acreditamos que somos donos da verdade e passamos a tratar o outro como o errado da história. Algumas pessoas se sentem tão superiores e corretas nesses momentos que passam a julgar o outro por erros cometidos no passado e coisas desse tipo. É por isso que durante um desentendimento ambos precisam ser cautelosos em suas palavras, pois independente de qualquer coisa o casal ainda se ama e não podem destruir toda uma história linda de amor por causa de um momento de raiva e stress. Por isso evite falar o que não deve, não diga coisas do tipo diga seu ponto de vista em relação ao problema que causou toda a discussão, mas tome cuidado para não ferir o outro com as suas palavras, pois isso ao invés de solucionar o problema acaba causando mais problemas ainda.
2 - Reflita sobre o problema
A maioria das pessoas ao discutirem querem resolver o problema enquanto ainda estão tomadas pela raiva e pelo nervosismo do momento, mas nessas situações nós não conseguimos raciocinar corretamente, pois não conseguimos enxergar o problema real que causou toda a confusão e consequentemente não conseguimos enxergar a melhor solução para solucionar o problema. Por isso eu aconselho ao casal que, se vocês estiverem discutindo pessoalmente evitem prolongar a discussão e tenham um tempo para "esfriar a cabeça", um tempo para colocar as ideias no lugar, para refletir sobre o que houve e para encontrar a maneira certa de resolver a situação. Ao invés de ficarem arrumando argumentos para se defenderem ou para atacar o outro procurem se afastar por um tempo ou simplesmente fiquem em silêncio e reflitam sobre o que houve. Eu particularmente só consigo raciocinar novamente depois que toda a raiva e o stress do momento passa e para isso eu procuro me isolar (se for possível) e começo a orar e a chorar rs - e acreditem, isso resolve muito! - Depois de "colocar pra fora" todos os sentimentos ruins que estavam em meu coração eu consigo voltar a conversar novamente e consigo olhar para o meu namorado com olhos de amor e não de raiva. Isso não significa que o casal deva ignorar o que aconteceu, pelo contrário, eles devem sim conversar sobre o que houve, mas sem toda aquela explosão de sentimentos ruins gerados num desentendimento.
3 - Não fuja do problema, resolva-o
Uma discussão é gerada a partir de uma situação e o casal não pode aceitar que tudo está bem só pelo fato deles ignorarem essa situação e seguirem em frente. Fugir de um problema não é a melhor solução, o casal precisa analisar o que gerou o conflito e encontrar estratégias para que isso não volte a acontecer. Logo após o casal se isolar para refletir sobre o problema (tópico 2) ao voltarem a conversar eles não podem fingir que nada aconteceu. É preciso vocês conversarem, encontrarem a raiz do problema e entenderem o motivo disso ter feito mal a vocês. Muitas pessoas até terminam relacionamentos por causa de uma discussão e se esquecem de resolver o problema. É claro que cada um sabe dos seus limites, mas terminar um relacionamento por uma coisa tão pequena é imaturidade e é uma das maneiras de fugirmos do conflito ao invés de resolve-lo.
4 - Esteja disposto(a) a resolver o problema
Parece até bobo o que eu vou falar agora, mas se você não está disposto a resolver o problema então nada do que eu disse até agora irá te ajudar. Ás vezes a gente quer que as coisas se resolvam sozinhas, mas daí nos esquecemos que um relacionamento é construído por duas pessoas e que são essas duas pessoas que vão resolver os problemas. Se você já está disposto(a) a conversar sobre o que houve e a resolver a situação, mas sua(seu) amada(o) não está então dê mais um tempinho pra ela(e) se acalmar. Só porque você já está pronto para recomeçar não significa que ela(e) também esteja, então espere ambos se sentirem dispostos a resolver o problema e então conversem. Essa atitude corajosa de deixar de lado o orgulho e procurar o outro para conversar é primordial nesses momentos, pois se nenhum dos dois estiver disposto a resolver o problema então o problema não se resolverá e vocês continuarão brigados um com o outro. Então por mais difícil que estejam as coisas esteja disposto a resolver o problema, esteja disposto a recomeçar, a pedir perdão e enfim. Esteja disposto a ouvir o seu coração dizendo o quanto você ainda a(o) ama e resolvam o conflito.
5 - Lembre-se que o amor é maior do que as brigas
Os momentos de raiva, o orgulho e o nervosismo dos momentos de desentendimento são tão ruins num relacionamento que eles até fazem a gente duvidar se ainda amamos a pessoa, a gente pensa em tudo o que já passamos com ela e refletimos se vale a pena continuar ou não, duvidamos de tudo o que tínhamos certeza absoluta durante toda a história que construímos com a pessoa. É por isso que se nós não nos lembrarmos do tamanho do amor que temos por ele(a), se não encararmos tudo isso como só uma tempestade ruim que veio atrapalhar uma história tão bela a gente pode acabar tomando atitudes que podem destruir um amor tão lindo. Então por mais que no momento vocês estejam sendo dominados por alguns sentimentos ruins e duvidosos não se esqueçam de que o amor de vocês é maior do que tudo e que vocês fariam tudo para ver o outro feliz. Lembrem-se que a raiva é momentânea, mas o amor é eterno.
Acredito que esses tópicos são essenciais para evitar uma briga num relacionamento. É claro que é impossível o casal concordar em tudo, afinal são duas pessoas diferentes. Mas se não tomarmos cuidado nós podemos piorar a situação e o que era uma gota d'água se transforma em uma chuva sem fim. Ao seguir esses conselhos dos tópicos você evita que um simples desentendimento (que é comum em todos os casais) se transforme em algo grande. Se você gostou desse post compartilhe com o(a) seu(sua) amado(a) e sempre que estiverem enfrentando um momento difícil lembrem-se destas dicas e estratégias para resolver a situação. Eu espero que ajude vocês de alguma forma.
Fiquem com Deus.
6 comentários
Oi, Sa! Achei o post muito útil, tava precisando. Essas coisinhas que parecem ser pequenas, podem e mudam muito a qualidade do nosso relacionamento, e não só com namorado ou namorada, mas com todo mundo. Penso que devemos sempre esfriar a cabeça antes de falar qualquer coisa quando estamos brigando ou começando a nos irritar com alguém, porque é quase que certo, que vamos nos arrepender depois. Sou parecida com você! Basta uma conversinha com Deus, que eu passo a ver toda a situação de outra forma, e deixo de ver meu namorado com aquele olhar de raiva que via um momento antes. ♥ Abraços, que Deus abençoe!
ResponderExcluirDá uma olhadinha lá no blog se quiser,
http://palavras-insanas.blogspot.com.br/
Fernanda primeiramente o seu blog está um amor! E você tem toda a razão essas dicas servem para evitar qualquer tipo de conflito. Que bom que gostou do post, é sempre um prazer tê-la por aqui ♥
ExcluirOlá Sa, dps q aprendi a colocar em pratica essas dicas, meu relacionamento mudou TOTALMENTE . Que Deus abençoe sua vida grandemente, e nao vejo a hora de ver seus videos no Youtube hahahaha .
ResponderExcluirAmém Maysa, eu vou começar a gravar já e confesso que estou beem ansiosa ♥
Excluirnossa veio no momento certo, obrigada!
ResponderExcluiroii amei o post, estou passando por momentos de muitas brigas com meu namorado e essas dicas foram pra mim!!! bjs
ResponderExcluir